“TAZRÍA” – “CONCEBER”

02/04/2022

LEITURAS BÍBLICAS
Levítico 12:1- 13:59
2º Reis 4:42 – 5:19
Mateus 8:1-4

Levítico 12:1- 13:59

Disse o SENHOR a Moisés: “Diga aos israelitas: Quando uma mulher engravidar e der à luz um menino, estará impura por sete dias, assim como está impura durante o seu período menstrual. No oitavo dia o menino terá de ser circuncidado. Então a mulher aguardará trinta e três dias para ser purificada do seu sangramento.
Não poderá tocar em nenhuma coisa sagrada e não poderá ir ao santuário, até que se completem os dias da sua purificação. Se der à luz uma menina, estará impura por duas semanas, como durante o seu período menstrual. Nesse caso aguardará sessenta e seis dias para ser purificada do seu sangramento.
Quando se completarem os dias da sua purificação pelo nascimento de um menino ou de uma menina, ela trará ao sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro, um cordeiro de um ano para holocausto e um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado. Ele os oferecerá ao SENHOR para fazer propiciação por ela, que ficará pura do fluxo do seu sangramento. Essa é a regulamentação para a mulher que der à luz um menino ou uma menina. Se ela não tiver
recursos para oferecer o cordeiro, poderá trazer duas rolinhas ou dois pombinhos, um para holocausto e outro para a oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por ela, e ela ficará pura. (Levítico 12:1-8 – NVI).

O estudo desta semana fala de higiene e também de vida espiritual.

A Torá é completa, perfeita, cuida de todos os detalhes da vida do povo judeu e também daqueles que a tomam como Palavra de Deus.
Nenhum detalhe da vida do israelita foi esquecido, a Torá cobre todas as possíveis situações na vida do povo de Deus.
Todas as coisas materiais são sombras das coisas espirituais:

“A Lei (Torá) traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a sua realidade. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar”. (Hebreus 10:1 – NVI).

Como é interessante o cuidado de Deus com seus filhos. O nascimento de uma criança é uma das maiores dádivas que uma família pode receber.
Promessas e heranças estão relacionadas aos filhos, que são sinais de prosperidade, proteção, ajuda e honra (Salmos 127 e 128).
Também são chamados de “herança bendita do Senhor”. Como, então, entender todo esse ritual de purificação espiritual?
Vimos no texto o cuidado natural com a mulher, no sentido de higiene e preservação no período pós-parto.
O organismo da mãe precisa desse tempo para recompor-se e poder voltar a uma vida normal.
A sabedoria dos judeus ultrapassa os séculos, lembro-me que, quando criança, ouvia que uma mulher após o parto deveria ficar “quarenta dias de resguardo”, não sei se hoje isso ainda é obedecido.
Os banhos (a purificação ritual) traziam algo mais profundo que a simples e importante higiene, tanto menstrual como pós-parto.
Havia algo por trás que envolve a vida (representada pelo sangue) e tem a ver com o pecado.
Hoje, sabemos que todos estes sacrifícios foram completados plenamente em Jesus Cristo, restando a nós uma obediência a Ele e uma vida debaixo da direção do Seu Espírito Santo.
Levando em consideração o tipo de vida que levava o povo de Deus naquele momento tão difícil e as obrigações rituais que precisavam ser obedecidas “ao pé-da-letra”, imaginamos como a igreja de nossos dias é tão negligente.
Ainda que possa parecer estranho a nós nos dias atuais, esta ordem divina foi cumprida por todos os filhos fiéis, inclusive envolvendo a Jesus Cristo, que mesmo sem pecado foi obediente a toda a Lei de Moisés, aprendendo com seus pais, que eram fiéis.
Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.
Passando os dias da purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor.
Conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.
(Lucas 2:21-24).

Podemos tirar duas conclusões deste texto Bíblico:

  • A obediência dos pais de Jesus;
  • A grande pobreza deles, não podendo oferecer um cordeiro.

Conceber e purificar a vida e o fruto da concepção.
O que temos gerado? O que temos trazido à existência como “filhos”, ou seja, o resultado de nossas mãos (trabalho)?
Viver uma vida no centro da vontade de Deus é viver em dependência e submissão ao Altíssimo.
Isso tem a ver com todos os aspectos de nossa existência.
Produzimos o bem ou o mal? O que geramos é nosso filho!
O que produzimos em nosso trabalho é um filho e o resultado precisa ser “purificado” e “ofertado”. TODAS AS COISAS SÃO SANTAS PARA DEUS!
Os detalhes são tão importantes para Deus como o todo.
Se nos entregamos 100% ao Senhor, toda a nossa vida e o que fazemos dela deve pertencer 100% ao Eterno.

Mateus 8:1-4

Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram. Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelho e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me!”
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!”
Imediatamente ele foi purificado da lepra. Em seguida Jesus lhe disse: “Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e apresente a oferta que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”. (Mateus 8:1-4 – NVI).

Todas as vezes em que aparece a palavra “lepra” na Bíblia, está se referindo a variadas doenças de pele (há pelo menos sete formas de doenças de pele que são chamadas de lepra, no capítulo 13 de Levítico).
A pessoa com essa doença era cerimonialmente impura, tinha que viver fora da cidade e, ao se aproximar de outras pessoas, tinha que gritar: “impuro”.
A lepra também é usada como ilustração do pecado, mais um exemplo do valor de toda a Palavra de Deus.
Jesus cura o leproso, promove a sua purificação e ordena que ele se apresente ao sacerdote com a oferta determinada por Moisés.
Jesus não veio abolir a Torá, e sim cumprir.
Em Cristo e no poder do Espírito Santo estamos ligados a todo o propósito divino.
Como igreja gentílica, não nos cabe determinadas coisas prescritas na Torá, mas nos cabe uma vida de santidade que nivela todos os filhos (judeus e gentios) ao padrão estabelecido por Jesus Cristo.

“Portanto, julgo que não devemos por dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue”. (Atos 15:19-20 – NVI).

Pode até parecer mais fácil, mas não é.
A vida no Espírito é mais difícil que a vida de observâncias cerimoniais etc.
Esta consistia em ordenanças e preceitos (ainda que também devessem ser feitos por fé), mas agora, o próprio Espírito Santo de Deus habita no coração do cristão nascido de novo, que vive a vida de Jesus Cristo no novo homem.

  • Purificação fala de tristeza pelo pecar, arrependimento e mudança de vida.
  • Oferta pelo pecado fala de entrega incondicional ao nosso Deus.
  • Mais purificação, mais santificação.
  • Mais entrega, mais consagração.

Um ótimo final de semana para todos e um sincero,
Shabat Shalom!
Francisco Nicolau, apóstolo
Pra Márcia Anita Nicolau